Óxidos são compostos com dois elementos, sendo que o mais eletronegativo é o oxigênio. O peróxido é um tipo de óxido que apresenta em sua estrutura o grupo (O2)2-. Ele reage com água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada (H2O2).
Fórmulas estrutural e molecular do peróxido de hidrogênio.
Assim, a diferença do peróxido de hidrogênio para a água oxigenada é que esta é o peróxido dissolvido em água.
Quando não está dissolvido, o peróxido de hidrogênio sofre decomposição rápida e espontânea, sendo, portanto, muito instável. Nessa reação ele libera gás oxigênio, conforme a reação abaixo:
2 H2O2 → 2 H2O + O2
Quando se diz que a água oxigenada tem, por exemplo, 20 volumes, significa que em 1 litro de solução aquosa de H2O2 são liberados 20 litros de O2.
Essa decomposição é rápida no peróxido e lenta na água oxigenada. Mas pode ocorrer de forma mais acelerada na água oxigenada também com calor, luz e enzimas; por isso, quando nos machucamos e ali colocamos água oxigenada, observamos uma efervescência.
A água oxigenada é bastante utilizada para clarear fios dos cabelos e pelos. Isso é feito por meio de uma reação em que ela tem o papel de oxidante. Ela age como oxidante na presença de compostos redutores e como redutora na presença de oxidantes fortes.
Vamos falar um pouco sobre esse assunto, na visão profissional para quem trabalha com clareamentos, escurecer, manter a cor o mudar a cor natural do cabelo.
Importante entender que segue a regra do uso das volumagens e porcentagens usadas na terminologia dentro dos salões pelos cabeleireiros coloristas.
- 10 volumes ou 3% - tom sobre tom (Tonalização ou repigmentação).
- 20 volumes ou 6% - Clareia 1 a 2 tons, cobertura de brancos, e mantem a mesma cor, mesmo tom.
- 30 volumes ou 9% - Clareia de 2 a 3 tons. Algumas marcas usa essa % para cobrir brancos
- 40 volumes ou 12% - Clareia de 3 a 4 tons, não recomendado para clarear com pó descolorante.
O oxidante não é capaz de clarear ou despigmentar a cor natural dos cabelos, ele trabalha junto ao produto composto na sua formula, (amônia-coloração ou amônia-Pó Descolorante) funciona como um ativador, ou seja, o produto precisa um do outro para agir, funcionar.
Sabemos que existe algumas formas naturais e artificiais onde ocorre o clareamento das madeixas, por exemplo;
- Formas naturais, sol, vento, Mar etc.
- Formas artificiais, colorações, descolorações, alisamentos, etc.
A amônia que tem a função dilatadora da fibra capilar existente dentro das formulações dos produtos, tem a função de dilatar, amolecer a queratina, a fibra capilar incha para abrir as escamas(cutícula dos cabelos) e ai sim o oxidante entra em cena e libera oxigênio ajudando na transformação da cor, clareando, mantendo a cor ou escurecendo. Trabalha em conjunto para que o pigmento (melanina e feomelanina) seja transformado artificialmente a cor fragmentando os pigmentos.
Vale a dica,
cuidado ao fazer mechas, balayage, clareamento em geral com Pó descolorantes.
Não é necessário usar oxidante de 40 volumes para esse serviço, evitando assim sensibilizar a fibra do cabelo. Sabendo que com 20 volumes e no máximo 30 volumes, você vai ter um perfeito clareamento e ainda vai ter a fibra do cabelo saudável.
Espero que usando uma linguagem bem simples e objetiva, eu consiga ajuda-los nessa breve escrita, esclarecer um pouco esse assunto que ainda é uma Interrogação para muitos.
Sucesso e nos falaremos em breve com assuntos pertinentes a profissão de cabeleireiros.
Danilo Nascimento
WhatsApp
11942050141
Nenhum comentário:
Postar um comentário